Rio Erval saiu do leito e invadiu a área central do município

O prefeito Severino Jaime Schmidt (PP) declarou que a situação é de calamidade. “Erval Velho está dentro da água. Não sabemos o que fazer”, afirmou ao ND+, por volta do meio-dia. Ele disse que recebeu os primeiros pedidos de socorro por volta das 5h30 da manhã, quando viu a enxurrada pela janela.
Entre os locais afetados pela enchente estão uma creche, uma delegacia, o centro comunitário e vários estabelecimentos comerciais. A prefeitura mobilizou as equipes de resgate e as autoridades locais para auxiliar as famílias atingidas.
O rio chegou a baixar um pouco durante a manhã, mas voltou a subir com uma nova chuva forte. “O centro está totalmente alagado”, disse o prefeito. Segundo ele, mais de 50 casas foram alagadas e 100 pessoas ficaram desabrigadas. “Teve pessoas que perderam todos os móveis”, lamentou.
A região de Tangará/SC, próxima a Erval Velho, registrou 126 milímetros de chuva em 24 horas, até as 8h desta quarta-feira. A Defesa Civil estadual está monitorando a situação e enviando ajuda aos municípios afetados. Os bombeiros trabalham para atender as vítimas.
(ND+)