sexta-feira, 25 abril 2025

Dolar: 0.00 | Peso: 0.00

Asfalto derrete durante onda de calor em cidade de Santa Catarina

Geral

Asfalto derrete durante onda de calor em cidade de Santa Catarina

Um vídeo registrou parte do asfalto de uma avenida em Maracajá, no Sul de Santa Catarina, derreter durante a onda de calor que atinge o estado. Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições de tempo, a região chegou a registrar 41°C na terça-feira (12), quando o flagrante foi feito.

Nas imagens, que repercutem nas redes socais e passaram de 1,4 milhões de visualizações, um homem aparece pisando no asfalto da Avenida Nossa Senhora da Conceição, a principal da cidade. O calçado dele afunda, deixando as marcas do solado; “Em Maracajá, galera, Sul de Santa Catarina, derreteu o asfalto”, diz.

Engenheiro ouvido pelo g1, Huri Alexandre Raimundo explica que o asfalto é derivado do petróleo e que trabalha termicamente, aguentando determinadas temperaturas.

A avenida passou por uma revitalização recente. Em março de 2023, foi iniciado um processo de recuperação da pavimentação asfáltica de toda a via.

Temperaturas altas

Maracajá não possui uma estação de monitoramento da Epagri/Ciram, mas municípios da região registraram temperaturas altas na terça-feira.

Principal cidade da região, Criciúma, a cerca de 26 km, chegou a 40,64°C às 15h, conforme o órgão. Meleiro atingiu 41,1°C às 17h.

Ainda na terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil de Santa Catarina emitiram alertas para a onda de calor no estado, com previsão de temperaturas 5°C acima da média nos próximos três a cinco dias.

O grau de severidade de calor, segundo o Inmet, é de “perigo”.

Fonte: G1/SC

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp