Asfalto derrete durante onda de calor em cidade de Santa Catarina
Um vídeo registrou parte do asfalto de uma avenida em Maracajá, no Sul de Santa Catarina, derreter durante a onda de calor que atinge o estado. Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições de tempo, a região chegou a registrar 41°C na terça-feira (12), quando o flagrante foi feito.
Nas imagens, que repercutem nas redes socais e passaram de 1,4 milhões de visualizações, um homem aparece pisando no asfalto da Avenida Nossa Senhora da Conceição, a principal da cidade. O calçado dele afunda, deixando as marcas do solado; “Em Maracajá, galera, Sul de Santa Catarina, derreteu o asfalto”, diz.
Engenheiro ouvido pelo g1, Huri Alexandre Raimundo explica que o asfalto é derivado do petróleo e que trabalha termicamente, aguentando determinadas temperaturas.
A avenida passou por uma revitalização recente. Em março de 2023, foi iniciado um processo de recuperação da pavimentação asfáltica de toda a via.
Temperaturas altas
Maracajá não possui uma estação de monitoramento da Epagri/Ciram, mas municípios da região registraram temperaturas altas na terça-feira.
Principal cidade da região, Criciúma, a cerca de 26 km, chegou a 40,64°C às 15h, conforme o órgão. Meleiro atingiu 41,1°C às 17h.
Ainda na terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil de Santa Catarina emitiram alertas para a onda de calor no estado, com previsão de temperaturas 5°C acima da média nos próximos três a cinco dias.
O grau de severidade de calor, segundo o Inmet, é de “perigo”.
Fonte: G1/SC