domingo, 06 julho 2025

Dolar: 0.00 | Peso: 0.00

Caminhoneira de Ibicaré trocou faculdade de Direito para viver na estrada

Geral

Caminhoneira de Ibicaré trocou faculdade de Direito para viver na estrada

A história de Andreia Schikorski, de 28 anos, moradora de Ibicaré, no Meio-Oeste catarinense, é daquelas que inspiram. Ela largou a faculdade de Direito, enfrentou o preconceito e hoje realiza o sonho de ser caminhoneira, profissão que exerce com paixão há seis anos.

“Não importa o que você decidiu. O que importa é que isso te faça feliz.” A frase, estampada em seu perfil no Instagram, resume a trajetória da jovem que trocou os livros de Direito pela boleia do caminhão e hoje transporta grãos e insumos agrícolas para a Copercampos, cooperativa agropecuária com sede em Campos Novos (SC).

De estagiária na prefeitura à estrada

A transição de Andreia para o volante começou ainda durante a faculdade. Enquanto estudava e trabalhava na prefeitura de Ibicaré, ela aproveitou a oportunidade para tirar a carteira de motorista para caminhão. Mas o sonho era guardado em segredo.

“Quando eu falava que ia ser motorista, muita gente debochava. Na época, não era comum ver mulheres no volante de caminhão”, relembra.

Mesmo enfrentando “muitos nãos” ao tentar o primeiro emprego, Andreia não desistiu. Pediu para fazer as aulas fora da cidade, escondeu seus planos e, sempre que podia, pedia para dirigir caminhões de amigos. Foi assim, aprendendo na prática, que conquistou espaço na profissão.

O primeiro emprego foi na Rizzi Transportes, de Irani e Caçador. Mais tarde, passou pela Katrine Transportes, onde dirigiu um caminhão rosa e viveu experiências marcantes: atravessou balsas, descarregou no presídio da Papuda, conheceu estradas de Norte a Sul. Depois, voltou para a Rizzipassou por outras empresas e, enfim, chegou à Copercampos.

Fé e força andam juntas

Além da paixão pelo volante, Andreia leva na cabine sua fé. Sempre com a Bíblia por perto, ela aproveita os momentos de pausa para orar e estudar.

“É o que me dá força e coragem. A estrada é perigosa e Deus é minha proteção”.

Em um caderno, ela anota sonhos e metas, que risca um a um conforme os realiza, aplicando a chamada “lei da atração”. “Eu sou feliz e amo o que eu faço. Não trocaria por nada. É sonho realizado, é o que eu mais amo nessa vida. Não me vejo fazendo outra coisa”, comenta.

Andreia Schikorski também já coleciona uma legião de fãs nas redes sociais. Apenas no TikTok, a motorista conquistou mais de 130 mil seguidores que acompanham sua trajetória nas estradas do Brasil. Além disso, um dos vídeos mais assistidos na plataforma conta com quase 5 milhões de visualizações.

Hoje, Andreia olha para trás com orgulho por nunca ter desistido do sonho, mesmo quando ninguém mais acreditava nela.

“Eu conquistei muita coisa e sou muito grata a Deus pelo caminhão que eu trabalho, por ter realizado um sonho que talvez eu nunca imaginei que fosse possível. Às vezes até pelo fato de outros não acreditarem que eu fosse capaz ou possível. Desde o meu primeiro emprego eu mostrei que eu sou capaz e que eu trabalho bem”, finaliza a motorista.

Fonte/Oeste Mais

 

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp