segunda-feira, 10 novembro 2025

Dolar: 0.00 | Peso: 0.00

Carol de Toni no partido Novo,o ingresso está quase 100% efetivada.

Política

Carol de Toni no partido Novo,o ingresso está quase 100% efetivada.

A filiação da deputada federal Carol de Toni no partido Novo é dada como praticamente consolidada. Para integrantes da sigla, as negociações estão quase 100% efetivadas. Só existe um obstáculo a ser superado para a filiação da catarinense.

A Filiação da deputada federal Carol de Toni no partido Novo é dada como praticamente consolidada. Para integrantes da sigla, as negociações estão quase 100% efetivadas. Só existe um obstáculo a ser superado para a filiação da catarinense

Como a parlamentar tem mandato eletivo, não pode trocar de partido antes de abrir a janela partidária. A única maneira de fazer isso é com uma carta de liberação do Partido Liberal.

Em um momento de tensão no PL e busca por espaço para construir a candidatura ao Senado, Carol fortalece a possibilidade de mudar de partido ainda em 2025. Como já teria conversado com Jorginho Mello no fim de semana, a expectativa gira em torno da sensibilidade do governador em liberá-la.

A necessidade da carta de liberação é motivada por questões legais, e, entendimento jurídico que a vaga seria do partido e não da parlamentar. Caso não haja esse movimento por parte do PL, Carol de Toni teria que esperar para assinar a ficha de filiação no Novo entre os dias 5 de março e 6 de abril de 2026.

O período é definido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que corresponde a seis meses antes das eleições. Mas Carol de Toni precisa construir a candidatura e organizar lideranças. Por isso, o papel de Eduardo Ribeiro, presidente nacional do Novo, é fundamental para viabilizar a ida de Carol para o partido antes da janela partidária.

ND+ Paulo Cesar da Luz

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp