segunda-feira, 17 novembro 2025

Dolar: 0.00 | Peso: 0.00

Com cinco casos de nova variante, SC voltam a recomendar máscaras

Geral

Recomendação tenta conter novas infecções, por enquanto uso não é obrigatório

Após cinco casos da nova variante BQ 1.1 de Covid-19 em Santa Catarina, o governo estadual e a Prefeitura de Florianópolis voltam a recomendar o uso de máscaras. No entanto, o uso não volta a ser obrigatório.

Dive-SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) também recomenda o uso de máscaras, higienização das mãos e a prática da etiqueta da tosse. Além disso, “recomenda fortemente” a imunização, tanto das primeiras doses como das vacinas de reforço contra a doença.

Na recomendação, o governo estadual diz que na pandemia da Covid-19, o uso de equipamentos de proteção individual foi uma medida efetiva para prevenção e mitigação da doença, tanto na comunidade como em locais de saúde como hospitais, ou centros de saúde, por exemplo.

O documento também afirma que embora já se tenham passado mais de 30 meses, desde que a Covid-19 foi declarada como Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional, o vírus continua circulando, com capacidade de desenvolver mutações genéticas ou recombinação viral, resultando em novas variantes.

Em Santa Catarina, 54,4% dos indivíduos com mais de 12 anos receberam a 1º primeira dose de reforço e apenas 19,8% de adultos com mais de 30 anos receberam a 2ª dose de reforço.

Fonte/ND+

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp