FIESC critica corte de verba da União e prevê atrasos em obras de SC

A redução de verbas previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 para obras e manutenção de rodovias federais em Santa Catarina preocupa a Federação das Indústrias do Estado (FIESC). Em documento encaminhado nesta quinta-feira (2) ao ministro dos Transportes, Renan Filho, a entidade alerta que os R$ 506,7 milhões destinados ao estado são insuficientes para concluir obras em andamento e garantir a manutenção preventiva da malha viária.
Segundo a FIESC, a limitação de recursos comprometerá a execução e os prazos de importantes rodovias federais, como as BRs 470, 280, 163, 285 e 282. “Essas rodovias são fundamentais para a competitividade de Santa Catarina, pois impactam diretamente na geração de renda, arrecadação de tributos, manutenção e criação de empregos”, destacou o presidente da entidade, Gilberto Seleme.
Um levantamento mostra queda expressiva nos investimentos federais destinados ao estado: a LOA de 2026 prevê 50% menos recursos em relação ao recorde de 2023, quando Santa Catarina recebeu R$ 1,04 bilhão. Também há retração em comparação com 2024 (R$ 780,8 milhões) e 2025 (R$ 651,9 milhões).
“A FIESC está mobilizando os parlamentares catarinenses para que apresentem emendas e assegurem os recursos necessários à continuidade de obras já iniciadas e com prazos atrasados há anos. Precisamos sensibilizar todos os envolvidos sobre a importância da ampliação dos investimentos e de uma gestão eficiente na execução”, reforçou Seleme.
No caso da manutenção, conservação, recuperação e restauração das estradas federais, o valor previsto de R$ 327,2 milhões seria adequado, não fosse a inclusão das obras de contenção da BR-285 nesse montante. A FIESC sugere um aporte adicional de R$ 51 milhões exclusivamente para essa intervenção.
Impacto estimado por rodovia:
BR-470/SC
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Necessário: R$ 200 milhões
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Previsto: R$ 50 milhões (25% do total)
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Obras afetadas: duplicação entre Navegantes e Indaial e viaduto no km 138 em Rio do Sul
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Prazo original: 2017/2018
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Impacto: risco de perda de eficiência e segurança, sem previsão de conclusão.
BR-280/SC
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Necessário: R$ 209 milhões
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Previsto: R$ 80 milhões
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Obras afetadas:
a) Retomada do Lote 1 (BR-101 a São Francisco do Sul) – R$ 60 milhões
b) Conclusão do Lote 2.1 (BR-101 a Guaramirim) – R$ 29 milhões
c) Andamento do Lote 2.2 (Guaramirim a Jaraguá do Sul) – R$ 120 milhões -
Prazo original: 2017
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Impacto: prorrogação ainda maior do prazo contratual.
BR-163/SC
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Necessário: R$ 30 milhões
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Previsto: R$ 20 milhões
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Obras afetadas: adequação de capacidade
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Impacto: risco de atraso na obra.
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Observação: pavimento rígido no trecho São Miguel do Oeste–Guaraciaba exige R$ 120 milhões adicionais.
BR-285/SC
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Necessário: R$ 51 milhões (aporte extra)
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Obras afetadas: contenção da rodovia
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Prazo original: 31/12/2025
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Impacto: com apenas 20% executados até agosto de 2025, há previsão de atraso.
BR-282/SC
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Previsto: R$ 20 milhões
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Prazo original: março de 2026
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Obras afetadas: terceiras faixas entre Palhoça e Alfredo Wagner
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Impacto: necessidade de ampliar recursos para atender a demanda emergencial de capacidade.