Governador autoriza projeto dos contornos viários de Joaçaba, Herval e Luzerna
O programa SC Levada a Sério – Prestando Contas chegou a Joaçaba sexta-feira (4). A solenidade, no Teatro Alfredo Sigwalt, reuniu os 12 prefeitos que compõem a Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc), convidados, autoridades e estudantes contemplados pelo Programa Universidade Gratuita.
Durante o evento, o governador Jorginho Mello assinou a ordem de serviço para a elaboração de projeto de engenharia rodoviária para a implantação e pavimentação dos contornos viários de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, que totalizam 35 km. É uma das obras mais aguardadas pelos moradores do Meio-Oeste, que faz parte do Programa Estrada Boa.
A partir dessa assinatura, a empresa responsável pela elaboração do projeto de engenharia já pode iniciar o serviço. Os trabalhos serão divididos em dois lotes: o contorno viário leste com uma extensão de cerca de 18 km e o contorno viário oeste, com 17 km. O valor total investido para a elaboração dos projetos será de aproximadamente R$ 2,9 milhões.
O objetivo, com essa construção viária, é reduzir o tráfego nas áreas urbanas, melhorar a mobilidade e segurança dos motoristas, aumentar a eficiência do transporte de carga e passageiros e promover o desenvolvimento econômico e social da região.
O secretário adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, que tem participado de todas as rodadas do Programa SC Levada a Sério apresentando o andamento das obras viárias pelo Estado, destacou a importância desse ato.
“O governador Jorginho Mello determinou e nós temos aplicado muitos recursos aqui no Meio-Oeste, até para resgatar a falta de investimentos que ocorreu durante décadas aqui na região e, é claro, que o contorno viário de Joaçaba, Luzerna e Herval d’Oeste é uma conquista e um sonho dessas comunidades há mais de 35 anos. É uma obra muito importante, que vai ultrapassar os R$ 200 milhões. Hoje, demos a ordem de serviço para a execução do projeto de engenharia e a nossa expectativa é que, até o início de 2026, possamos realizar o processo licitatório para a contratação da obra. Então, é um momento histórico para essas cidades e toda a região tem que comemorar. É o maior contorno rodoviário de Santa Catarina em extensão”.
As reuniões com os 12 prefeitos da Ammoc irão começar na tarde desta sexta e vão se estender até a manhã de sábado (5).
Fonte: Ildiane Silva|TV SECOM