sexta-feira, 26 junho 2026

Dolar: 0.00 | Peso: 0.00

Governo do Estado entrega 56 caminhões ao Corpo de Bombeiros de SC

Segurança Pública

Governo do Estado entrega 56 caminhões ao Corpo de Bombeiros de SC

Em um movimento sem precedentes em seus quase 100 anos de história, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) incorporou 56 novos caminhões à sua frota nesta quarta-feira (24). A entrega, realizada pelo governador Jorginho Mello em Florianópolis, faz parte das comemorações do centenário da corporação, celebrado em 26 de setembro.

O investimento de R$ 76,6 milhões inclui 14 Auto Tanques (ATs) e 42 Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTRs). Segundo o comando da corporação, essa renovação é o ápice de um plano estratégico que já soma R$ 270 milhões em investimentos nos últimos três anos, incluindo a aquisição de 336 novos veículos desde 2023.

Mais do que números, a renovação impacta diretamente na operacionalidade. As novas viaturas, equipadas com sistemas eletrônicos de última geração e maior capacidade de carga, garantem redução no tempo de resposta entre o acionamento via 193 e a chegada ao local da ocorrência.

“Cada nova viatura entregue significa uma vida salva e uma comunidade mais segura”, afirmou o comandante-geral, coronel Fabiano de Souza. Com os novos aportes, o CBMSC projeta alcançar, até o final de 2026, a meta de ter uma frota com menos de 15 anos de uso, posicionando Santa Catarina entre os estados com a estrutura de bombeiros mais moderna do país.

Novos militares temporários

Reforçando as forças de segurança, o Governo do Estado também oficializou a incorporação de mais de 1,6 mil novos militares temporários. O contingente inclui 630 praças para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e 975 policiais para a Polícia Militar (PMSC).

Esta é a primeira vez que o CBMSC utiliza o Serviço Militar Estadual Temporário (SEMET) para reforçar suas atividades operacionais em todo o estado. “É uma forma de suprir deficiências em municípios e pelotões, garantindo maior proteção ao catarinense”, destacou o governador Jorginho Mello durante a solenidade.

Os novos policiais militares temporários passarão por um Curso Básico de Formação até o final de outubro. As atribuições incluem policiamento ostensivo a pé, rondas de bicicleta, videomonitoramento, segurança escolar e apoio administrativo.

O edital estabelece regras claras para a função: o contrato tem duração inicial de 12 meses (prorrogável por até 96 meses) e não configura ingresso na carreira militar efetiva. Estão vedadas aos temporários atividades estratégicas, acesso a dados sensíveis, serviços de inteligência ou o uso de viaturas e motocicletas em patrulhamento.

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp