IFC Luzerna e indústrias da região se aproximam para alinhar formação técnica e demanda de mercado
Um encontro promovido nesta quinta-feira, dia 24, no campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Luzerna marcou o início de uma aproximação estratégica entre a instituição de ensino e o setor industrial da região. O encontro reuniu docentes do IFC e empresários do ramo metalmecânico com o objetivo de alinhar a formação técnica oferecida pela instituição às reais necessidades do mercado de trabalho local.
Tiago Dalla Lana, empresário do grupo MEDAL, destacou a importância da parceria. “É fundamental conhecer o que o IFC oferece e como isso pode se conectar com as demandas da nossa indústria. A qualificação oferecida aqui pode transformar a realidade das pessoas, oferecendo melhores salários e desenvolvimento pessoal. Nós, como indústria, precisamos estar alinhados para gerar oportunidades e fortalecer a região”, disse Dalla Lana.
A reunião, segundo o coordenador de comunicação do IFC, André Munzlinger, é o primeiro passo de uma série de ações que visam identificar as necessidades da indústria e adaptar os cursos para atender essa demanda. “Temos cursos técnicos e de nível superior em áreas como automação, mecânica e segurança do trabalho. Nosso objetivo é formar profissionais prontos para ingressar no mercado, atendendo as vagas abertas nas empresas da região”, explicou.
De acordo com os empresários presentes, há uma grande quantidade de vagas disponíveis na indústria local, mas a falta de profissionais qualificados ainda é um desafio. A expectativa é que a parceria com o IFC possa minimizar esse problema por meio de cursos técnicos, superiores e também formações rápidas voltadas para necessidades específicas.
O diretor-geral do IFC Luzerna, Mário Wolfard Jr., reforçou que a missão da instituição é servir à comunidade e que esse tipo de diálogo com o setor produtivo é essencial. “Nós precisamos saber o que as empresas realmente precisam. Não vamos reinventar a roda, mas aplicar soluções que já funcionam em outras partes do Brasil para formar a mão de obra que a indústria precisa”, destacou.
A expectativa é que novas reuniões aconteçam ainda este ano, com a apresentação de propostas práticas para fortalecer essa parceria. “Não existe solução mágica, mas juntos, com diálogo, vamos encontrar caminhos viáveis para preparar nossos jovens e fortalecer a economia regional”, concluiu Mário.
Fonte: Rádio Tropical – Redação: Milton Vanderlei Lemke