Indicações são aprovadas na 25ª sessão ordinária de 2025 da Câmara de Vereadores de Luzerna.
Foi realizada na segunda-feira (4), a 25ª sessão ordinária de 2025 da Câmara de Vereadores de Luzerna. Deram entrada na Casa um Projeto de Lei Complementar e uma Moção. Confira:
Após a votação e aprovação da Ata da 24ª sessão ordinária de 2025, que aconteceu em 28 de julho, o expediente teve sequência com a leitura do Projeto de Lei e da Moção que entraram na Casa. Também foi realizada a discussão, votação e aprovação da Ordem do Dia, além da Palavra Livre e do Momento da Presidência.
DISCUSSÃO DOS PROJETOS
O Projeto de Lei Ordinária Nº 026 institui, no âmbito do município de Luzerna, o “Programa Agosto pela Vida”. O objetivo é promover ações educativas, culturais e intersetoriais voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, com foco nos estudantes dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. A iniciativa será executada anualmente durante o mês de agosto.
A Moção Nº 009 é de aplauso à Fanfarra Municipal Padre Nóbrega, pela conquista do primeiro lugar no 37º Campeonato de Fanfarras e Bandas, realizado na cidade de Gaspar (SC). A premiação foi na categoria “Banda de Percussão”, faixa etária sênior. “Reconhecendo os relevantes serviços prestados, a Câmara de Vereadores enaltece a conquista da Fanfarra Municipal, expressando o agradecimento a todos os integrantes e responsáveis por essa história de dedicação à música”, diz a justificativa.
Integrantes da Fanfarra Municipal participaram da sessão ordinária. O maestro Joel Rosa agradeceu a homenagem, enaltecendo a história e importância do trabalho realizado desde 1997 em Luzerna e região. “Muito obrigado a todos os que nos apoiam”, disse, convidando para o encontro de bandas de fanfarra que será realizado no dia 30 de agosto no ginásio da Escola Padre Nóbrega.
O vereador Jonas Dinei Rodrigues Moraes justificou a Indicação Nº 039. “Considerando a demanda crescente no município, sugere-se a aquisição de dois equipamentos que serão utilizados de forma conjunta: um para a poda e outro para a trituração. Assim, após a poda, os galhos e folhas podem ser triturados e convertidos em matéria orgânica com maior capacidade de ser incorporada ao solo como adubo”, ressaltou.
O vereador Jonas Dinei Rodrigues Moraes justificou a Indicação Nº 040. “Atendendo solicitações de munícipes, sugere-se a pintura, sinalização, verificação da parte estrutural e revitalização das pontes nas áreas urbana e rural de Luzerna. A análise preventiva das estruturas é medida necessária para a segurança da população”, enalteceu.
O vereador Jonas Dinei Rodrigues Moraes justificou a Indicação Nº 041. “No imóvel localizado na Avenida 16 de Fevereiro, onde se encontra o depósito da empresa OI, existem entulhos ao ar livre e a vegetação já atinge considerável altura. Considerando a Lei Nº 1599/2018, sugere-se que a Prefeitura proceda a notificação do proprietário para que efetue a limpeza. Sob pena de, não sendo executada no prazo descrito, a própria Prefeitura executar os serviços diretamente ou através de empresa contratada, lançando o débito ao proprietário”, disse.
O vereador Jonas Dinei Rodrigues Moraes justificou a Indicação Nº 042. “Sugere-se a revitalização dos equipamentos para exercícios junto às academias públicas, em razão de se encontrarem expostos ao tempo. Também, que igual atenção seja dada aos brinquedos infantis existentes nos parquinhos municipais, com pintura, lubrificação de peças móveis e análise das condições gerais de segurança”.
PALAVRA LIVRE
O vereador Alexandre Joel Signori comentou sobre o aspecto visual da cidade. Segundo ele, a área central deixa a desejar, principalmente no que se refere a imóveis, sendo que muitos estão mal conservados. Ele sugeriu um programa para incentivar os proprietários, além de melhorias nos imóveis públicos. O vereador ainda solicitou ao líder do governo a revitalização da iluminação pública no anel viário, principalmente da rodovia ao Bairro Portal das Flores.
O vereador Matheus Reimann comentou sobre a necessidade de uma quadra 40×20 no município, sendo uma solicitação, principalmente, das modalidades de futsal e handebol. Ele disse ainda ser contrário ao local escolhido para a construção do Centro de Eventos, atrás do antigo Seminário.
O vereador Paulo Sergio Dalla Costa lembrou que em 2021, das economias da Casa Legislativa, foram devolvidos R$ 230 mil ao Executivo. Uma das sugestões para o investimento foi a aquisição de um triturador de galhos e folhas, sendo que parte do recurso foi destinado ao parque infantil da escola municipal. Ele também informou que os trabalhos na passarela foram retomados e finalizados.
O vereador Jonas Dinei Rodrigues Moraes sugeriu uma Indicação ao Executivo, solicitando um espaço para a construção da sede própria da Câmara de Vereadores de Luzerna. Ele ainda solicitou ao líder do governo melhorias na iluminação da Rua Paineiras e em frente à sede da Triton. Outro pedido foi para uma operação tapa-buracos na Rua da Limeira, sendo que o projeto para a revitalização da via já está em andamento.
O vereador Felipe Augusto Deige comentou sobre a programação alusiva ao aniversário do município, sugerindo uma diversificada nas atrações. Ele abordou ainda a construção do Centro de Eventos, sugerindo uma alteração no projeto para contemplar uma quadra 40×20 em benefício do esporte.
O vereador Danilo Trevisan Neto, a pedido de munícipes, solicitou melhorias na estrada da Linha Limeira. O líder do governo também comentou sobre as solicitações dos vereadores na última sessão. Sobre melhorias na sinalização da Rua Wilibaldo Vier, no cruzamento com a Rua Santíssima Trindade, disse que já foram aprovadas pela Comissão de Trânsito, sendo que a empresa que fará a execução do serviço já foi contratada. Sobre a viabilização de um parque infantil no clube da Linha Leãozinho, ressaltou que será feito um levantamento dos locais que podem ser contemplados nas comunidades. Sobre a Rua da Represa, destacou que já existe a rede de esgoto, porém as casas ao lado debaixo necessitam de uma rede de fundo de vale, assim a expansão ocorrerá de forma gradativa.
MOMENTO DA PRESIDÊNCIA
A presidente da Câmara de Vereadores de Luzerna, Helena Terezinha Reisdorfer, fez uma avaliação positiva da 25ª sessão ordinária de 2025. Na Ordem do Dia, foram aprovados por unanimidade um Projeto de Lei Ordinária, uma Moção de Aplauso e quatro Indicações.
A presidente enalteceu o Dia Nacional da Saúde, comemorado em 5 de agosto. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.
A presidente comentou sobre o encontro realizado em Luzerna, no último fim de semana, que reuniu 20 corais, incluindo o Coral Vozes de Luzerna. Ela parabenizou os organizadores e destacou a necessidade de mais espaços para os eventos que ocorrem no município.
A presidente ainda falou sobre a programação oficial do 30º aniversário do município, com atividades culturais, apresentações artísticas, homenagens e momentos de confraternização com a comunidade. As atrações serão realizadas de 22 a 25 de agosto, no Centro de Eventos São João Batista.
A próxima sessão ordinária acontece no dia 11 de agosto de 2025, às 19h30, no plenário da Câmara de Vereadores de Luzerna.
Luzerna Noticias/Jornal Expresso