Luzerna: bate-papo leva importância de comunicação com empatia no ambiente de ensino

A importância da Comunicação Não Violenta (CNV) foi o tema de um importante bate-papo na Escola São Francisco, de Luzerna, realizado na sexta-feira, 28 de novembro. A ação contou com a presença da neuropsicóloga e voluntária Samira Ferreira de Lima, que levou temas como estratégias para prevenção de conflitos e comunicação assertiva a alunos e docentes do 4º, 5º e 6º ano. A iniciativa foi promovida pela Responsabilidade Social da FIESC, em parceria com o programa Eu Voluntário e o serviço de assistência social da Escola.

Conforme a Interlocutora de Responsabilidade Social da região, Elaine Blodorn Martins, o bate-papo foi dividido em dois momentos, destinando-se aos estudantes durante a manhã, e aos professores à tarde. “Abordando uma comunicação que conecta, fortalece vínculos e faz diferença no dia a dia, tanto no exercício profissional quanto na relação professor-estudante”, explica.
Para a neuropsicóloga Samira, a Comunicação Não Violenta é vital para cultivar o respeito e empatia, e abordá-la tornou o encontro com os alunos um momento de troca muito gratificante. “Reforcei que a vida é feita de escolhas, e que a escola e os professores são faróis que nos ajudam a discernir o que é melhor para o nosso caminho. Abordamos o gerenciamento emocional, e o quão valioso é no nosso cotidiano, mostrei técnicas simples para que eles possam reconhecer seus sentimentos e fazer escolhas mais conscientes, transformando a reação em conexão, mesmo nos momentos difíceis”, pontua.
A voluntária relata que os professores também avaliaram o impacto das próprias comunicações no ambiente de trabalho ou de casa. “Refletimos como muitas vezes, acabamos impondo nossos interesses nas nossas relações e não praticamos a escuta ativa, a empatia e o respeito. Foi um momento valioso de aprendizado e conscientização para todos”, finaliza
Luzerna Noticias/Nosso Compromiso é Com Você