Moções e Indicação são aprovadas na sessão da Câmara de Vereadores de Luzerna

Foi realizada na segunda-feira (15), a 11ª sessão ordinária de 2024 da Câmara de Vereadores de Luzerna. Deram entrada na Casa um Pedido de Informação, uma Moção e uma Indicação. Confira:
PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 004/2024 – Maria Carlesso Doré.
INFORMAÇÕES SOBRE AS START-UPS INSTALADAS NO PARQUE TECNOLÓGICO.
MOÇÃO Nº 002/2024 – Câmara Municipal.
MOÇÃO DE PESAR À FAMÍLIA DO SR. JULIANO PRIMO PEDRINI.
INDICAÇÃO Nº 006/2024 – Jonas Dinei Rodrigues Moraes.
CELEBRAÇÃO DE PARCERIAS ENTRE O PODER PÚBLICO, A CDL E GRUPOS CULTURAIS PARA A VALORIZAÇÃO DAS DATAS COMEMORATIVAS NO MUNICÍPIO.
Após a votação e aprovação da Ata da 10ª sessão ordinária de 2024, que aconteceu em 8 de abril, o expediente teve sequência com a leitura do Pedido de Informação, da Moção e da Indicação que entraram na Casa. Também foi realizada a discussão, votação e aprovação da Ordem do Dia, além da Palavra Livre e do Momento da Presidência.
DISCUSSÃO DOS PROJETOS
A Moção Nº 001 manifesta apoio à convocação dos aprovados, em todas as fases, no concurso da Polícia Militar de Santa Catarina. “Também demonstra preocupação com a manutenção da ordem e da segurança pública no estado, tendo em vista que a média anual de saída do efetivo foi de 376 policiais nos últimos três anos. A convocação dos aprovados é crucial não apenas para repor as saídas anuais do efetivo, mas para fortalecer a atuação preventiva e repressiva da PM”, diz a justificativa.
A Moção Nº 002 manifesta pesar à família do Sr. Juliano Primo Pedrini, em razão do seu falecimento no dia 14 de abril. “Vereador na cidade de Joaçaba desde 2020, Juliano sempre manteve a sua atuação política pautada no compromisso em atender as demandas da população. Enquanto policial civil, destacou-se de modo inegável no combate à criminalidade. Tratando-se de pessoa que residiu por alguns anos no nosso município e que sempre auxiliou os munícipes, é dever desta Casa Legislativa o reconhecimento”, enaltece a justificativa.
A vereadora Helena Terezinha Reisdorfer justificou a Indicação Nº 005, para a contratação temporária de agente de combate a endemias. “Considerando o aumento dos casos de dengue e dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti no município, sugere-se que o Poder Público avalie a contratação temporária de mais um profissional. O quadro de servidores públicos conta com apenas um agente de combate a endemias, que não está conseguindo visitar todos os imóveis para a orientação e prevenção de eventuais novos focos de proliferação de mosquitos”.
Sobre a Indicação Nº 005, o presidente Paulo Sergio Dalla Costa sugeriu um treinamento às agentes de saúde, para que elas também possam atuar no controle da dengue no município.

PALAVRA LIVRE
A vereadora Anelize Santanna Simon leu um ofício enviado pelo diretor do IFC Luzerna ao deputado Valdir Cobalchini, enaltecendo o recurso de R$ 250 mil, destinado por meio de uma emenda parlamentar, para apoiar a expansão, a consolidação e a reestruturação da instituição de ensino.
A vereadora Maria Carlesso Doré solicitou ao líder do governo a desobstrução de bueiros, que estão causando transtornos em algumas ruas. Ela ainda informou que o prazo dado ao proprietário para a reforma e limpeza da calçada, do Seminário a entrada do Leãozinho, é de 60 dias. Outro assunto abordado foi o saneamento no interior. “Por que não começar a se pensar num esgoto sanitário para o interior?”.
O vereador André Decker apresentou pedido ao líder do governo, para a correção de uma canaleta no muro de contenção no Residencial Serenata, nas proximidades do Distrito Industrial.
O vereador Matheus Reimann comentou que foi procurado por uma moradora do Bairro São João, que reclamou da coleta de lixo. Segundo ela, a coleta deveria ser realizada três vezes por semana, mas está acontecendo uma vez por semana. Ele falou ainda sobre a necessidade de passeios públicos nos bairros e melhorias na iluminação pública. “São demandas que já vieram a essa Casa e não foram atendidas”.
O vereador Jackson Hoffelder questionou sobre o estabelecimento na praça da Igreja Matriz, que continua fechado. Ele falou ainda sobre os eventos realizados no município, que muitas vezes não chegam ao conhecimento dos vereadores. Em alguns casos, os convites são feitos em cima da hora.
O vereador Jackson Hoffelder, líder do governo, comentou sobre as solicitações dos vereadores nas últimas sessões. Sobre melhorias na estrada da Linha Grafunda (família Cardoso) até a rodovia que liga Luzerna a Catanduvas, está no cronograma da Secretaria de Obras. Sobre a instalação de placas com a denominação das ruas, informou que será feita a substituição e colocação de placas de sinalização de trânsito. Sobre a manutenção dos brinquedos na pracinha da Rua da Limeira, o pedido foi encaminhado ao setor de Urbanismo. Sobre providências para o uso de fogos de artifício, disse que será analisada a forma mais adequada. Sobre a poda de árvores na Rua da Nogueira, já existe uma licitação para a contratação do caminhão que fará o serviço em todos os locais necessários que competem ao Executivo. Sobre a desobstrução de bueiro na Rua Beno Dresch, ressaltou que será feita a revitalização da via, contemplando a substituição da tubulação, novo bueiro e posterior pavimentação asfáltica, sendo que o processo licitatório já ocorreu e a ordem de serviço já foi assinada. Sobre o problema de esgoto na Rua Julio Wassenberg, o Simae já foi notificado e esteve no local.
MOMENTO DA PRESIDÊNCIA
O presidente da Câmara de Vereadores de Luzerna, Paulo Sergio Dalla Costa, fez uma avaliação positiva da 11ª sessão ordinária de 2024. Na Ordem do Dia, duas Moções e uma Indicação foram aprovadas por unanimidade.
O presidente lembrou que em 15 de abril é celebrado o Dia Nacional da Conservação do Solo. Ele enalteceu que a importância de preservar o solo não remete somente à agricultura e à produção rural, mas, principalmente, à conservação do meio ambiente, dos ecossistemas e da garantia de vida na Terra. A data foi instituída em 1989 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O presidente ressaltou ainda que a próxima sessão ordinária, no dia 29 de abril, contará com a presença de um professor do IFC Luzerna, para a explanação sobre o livro que está escrevendo sobre a colonização do município.

ORDEM DO DIA
MOÇÃO Nº 001/2024 – Câmara Municipal.
APOIO A CONVOCAÇÃO DE TODOS OS APROVADOS, EM TODAS AS FASES, NO CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA.
MOÇÃO Nº 002/2024 – Câmara Municipal.
MOÇÃO DE PESAR À FAMÍLIA DO SR. JULIANO PRIMO PEDRINI.
INDICAÇÃO Nº 005/2024 – Helena Terezinha Reisdorfer.
CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS.
A próxima sessão ordinária acontece no dia 29 de abril de 2024, às 19h30, no plenário da Câmara de Vereadores de Luzerna.
Luzerna Noticias/Jornal Expresso