MP cobra explicações da Celesc por atrasos em faturas e falhas no atendimento

Após diversas reclamações de consumidores, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 29ª Promotoria de Justiça da Capital, notificou a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) para prestar esclarecimentos sobre falhas na prestação de serviços. Entre os problemas destacados estão a demora na entrega das faturas mensais e dificuldades no atendimento pelo novo sistema on-line e nas unidades presenciais. Um procedimento administrativo foi instaurado para acompanhar as medidas adotadas pela empresa, que tem 10 dias para responder aos questionamentos.
“Estima-se que milhares de consumidores em todo o estado estejam enfrentando atrasos nas faturas, situação atribuída pela Celesc à troca de sistema interno. O acúmulo dessas cobranças tem causado grande impacto financeiro, por isso é essencial que o Ministério Público cobre esclarecimentos e medidas para sanar as irregularidades”, destacou o promotor.
Mendonça Neto também apontou que muitos consumidores relatam dificuldades ao tentar solucionar problemas pelo novo sistema on-line e acabam sendo orientados a buscar atendimento presencial. No entanto, mesmo após comparecerem às agências, os problemas permanecem sem solução, resultando em cobranças acumuladas e gerando insegurança entre os clientes.
Além da Celesc, o Procon Estadual de Santa Catarina também foi notificado pelo MPSC. O órgão tem 20 dias para informar se há algum procedimento administrativo em andamento e quais providências já foram tomadas em relação às reclamações dos consumidores.