Polícia faz operação que pode ser a maior contra corrupção em doações a hospitais de SC
Diversos mandados de prisão e busca e apreensão são cumpridos na manhã desta sexta-feira.
A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (5) uma operação contra um suposto esquema de corrupção a hospitais em Santa Catarina. São cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária em Joinville, Florianópolis, Brusque e Blumenau.
A investigação pode ser a maior fraude já registrada em hospitais de Santa Catarina, com indícios dos crimes de estelionato, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Segundo a Polícia Civil, empresas que atuavam como intermediárias entre entidades filantrópicas e a Celesc ofereciam a possibilidade de que cidadãos realizassem doações diretamente na fatura de energia elétrica. Porém, parte desses valores não chegava às instituições beneficiadas, sendo desviados pelas empresas.
O delegado regional de Joinville, Rafaello Ross, explicou que a investigação começou a partir de uma denúncia e confirmou que recursos destinados a entidades filantrópicas acabaram sendo desviados pelas empresas intermediárias.
“Identificamos possível crime de estelionato, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro referente ao desvio de recursos que deveriam ir para entidades hospitalares e acabaram sendo apropriados por essas empresas”, afirmou.
Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre os valores desviados nem o número de envolvidos. A investigação segue em andamento, e mais informações devem ser repassadas ao longo do dia pela Polícia Civil.
Fonte: ND+