SC segue liderando a produção industrial
A produção industrial de Santa Catarina liderou o crescimento no país em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. O avanço, de 8,6%, ficou bem acima da média nacional, que foi de 1,4%, segundo dados do IBGE analisados pelo Observatório Fiesc.
Para o presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Mario de Aguiar, a indústria catarinense se destaca no país por sua diversificação e competitividade internacional. “Somos um estado muito competitivo, tanto no Brasil como no exterior, e nossa pauta de exportações é impulsionada por produtos manufaturados, de alto valor agregado. Isso se reflete no desempenho da atividade industrial catarinense, que vem apresentando crescimento acima da média brasileira”, destaca Aguiar.
A análise do Observatório Fiesc mostra que os setores que alavancaram o desempenho em janeiro foram: fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, com alta de 21,3% em janeiro, contra janeiro de 2024; fabricação de produtos de minerais não metálicos, com crescimento de 20,4%; e fabricação de produtos de madeira, com incremento de 17,1%. O setor de fabricação de máquinas e equipamentos registrou avanço de 16,3%. Já o segmento de produtos de borracha e plásticos foi o único a apresentar queda, de 3,1%, no primeiro mês do ano, na comparação com janeiro de 2024.
A economista Tainara Venâncio, do Observatório Fiesc, salienta que, no acumulado dos últimos 12 meses, o estado também liderou o crescimento da produção industrial, tendo registrado avanço de 7,7%. No mesmo período, a indústria brasileira cresceu 2,9%. Na comparação com o mês anterior, a atividade industrial catarinense cresceu 1,1%, enquanto a média brasileira apresentou estabilidade.
Fiesc