FICA 2025 é lançado oficialmente e primeira etapa tem início em Luzerna
Ao todo, 185 alunos de escolas públicas e privadas de Joaçaba, Herval d’Oeste, Luzerna e Ibicaré participam desta etapa inicial.
Na última terça-feira (17), foi realizado o lançamento oficial do FICA – Festival Intercolegial de Cultura e Arte, em uma cerimônia na Câmara de Vereadores de Joaçaba. O evento contou com a presença de autoridades dos municípios participantes e convidados especiais, marcando o início de mais uma edição do festival que celebra a criatividade e o talento dos estudantes da região.
A edição de 2025 marca uma nova fase para o tradicional festival, anteriormente conhecido como Oliejho Cultural. A mudança de nome para FICA – Festival Intercolegial de Cultura e Arte – vem acompanhada de um novo formato, mais inclusivo e estruturado. O objetivo é reforçar o caráter cultural da iniciativa e facilitar a criação de uma legislação própria.
Agora com duas etapas distintas — uma voltada às artes visuais e à literatura, e outra às expressões cênicas — o FICA passa a organizar suas categorias por faixa etária, e não mais por série escolar. Além disso, o festival introduz modalidades com e sem caráter competitivo, e amplia a participação de estudantes atípicos por meio da criação da categoria inclusiva.
Mais do que uma competição, o FICA é uma oportunidade de valorização da arte, do talento e da convivência entre jovens artistas, contribuindo para o fortalecimento do vínculo entre educação e cultura no Meio-Oeste catarinense.
Nesta segunda-feira (23), teve início a primeira etapa do festival, no município de Luzerna. A programação começou com a modalidade de fotografia e se estende até sexta-feira (27), com atividades realizadas durante as manhãs. Ao longo da semana, os participantes também competirão nas categorias de desenho monocromático, desenho colorido, pintura e composição de textos breves.
Ao todo, 185 alunos de escolas públicas e privadas de Joaçaba, Herval d’Oeste, Luzerna e Ibicaré participam desta etapa inicial. O festival, que se consolida como uma importante vitrine da expressão artística juvenil, se destaca por promover a cultura e integrar comunidades escolares de diferentes municípios.
Luzerna Noticias.