Nova subestação da Celesc é inaugurada em Treze Tílias com investimento de R$ 93 milhões e amplia capacidade energética da região

O município de Treze Tílias recebeu nesta terça-feira (23) um importante investimento em infraestrutura energética com a inauguração da nova subestação da Celesc, obra que integra um dos maiores pacotes de investimentos no setor elétrico já realizados em Santa Catarina. O ato contou com a presença do governador Jorginho Mello, além de autoridades estaduais, regionais, empresários e lideranças locais.
O investimento total na região chega a R$ 93 milhões e contempla a nova subestação, duas linhas de distribuição de energia e a ampliação da capacidade da Subestação de Catanduvas. As obras fazem parte do Plano de Desenvolvimento Energético para a Indústria Catarinense, lançado pelo Governo do Estado em 2023. Dos R$ 93 milhões investidos na nova estrutura de alta tensão, cerca de R$ 56,3 milhões são do Governo do Estado e R$ 36,5 milhões de recursos próprios da Celesc.
Instalada na comunidade de Linha Babenberg, a nova subestação passa a operar com tensão de 138 mil volts, substituindo o antigo sistema de 34 mil volts, aumentando a estabilidade do sistema elétrico e eliminando oscilações que vinham limitando o crescimento econômico da região.
A nova estrutura atende diretamente mais de 8,7 mil unidades consumidoras e conta com um transformador com capacidade inicial de 26 MVA, podendo ser ampliado futuramente para até 120 MVA, ampliando ainda mais a capacidade de distribuição energética regional.
De acordo com o diretor de Engenharia e Obras da Celesc, Cláudio Varella, a obra atende uma demanda aguardada há quase duas décadas e cria as condições necessárias para expansão industrial e geração de novos empregos, com um sistema mais robusto, estável e com maior capacidade operacional.
A engenharia do projeto envolveu a construção de 29,6 quilômetros de linha de distribuição em alta tensão, conectando a nova subestação à unidade de Catanduvas, além de outros 3,6 quilômetros de rede para ligação direta com a unidade industrial da Tirol Laticínios.
Com a nova estrutura, a Tirol ganha segurança energética para ampliar sua produção e a expectativa é de criação de aproximadamente 100 novos empregos diretos na unidade instalada em Treze Tílias.
Durante o evento também foi assinada a autorização para construção de uma nova linha de distribuição em 138 kV que ligará a nova subestação à Baterias Pioneiro. O processo de contratação da empresa responsável pela obra terá pregão eletrônico marcado para o próximo dia 30 de junho e a expectativa é que a obra seja concluída em cerca de um ano após assinatura do contrato.
Durante seu pronunciamento, o prefeito de Treze Tílias Armindo Ansilieiro Júnior destacou que a nova subestação representa uma demanda antiga do município e principalmente do setor empresarial, que necessitava de uma infraestrutura energética capaz de acompanhar o crescimento local e garantir condições para novos investimentos.